Logomarca do site Estrutura Social

Ensaios de Teodiceia

O livro "Ensaios de Teodiceia" foi escrito por Leibniz, G. W. e tem 506 páginas para você aproveitar.

Quero este livro!

Neste site você vai encontrar uma série de informações relevantes sobre o livro Ensaios de Teodiceia. Resenhas, Resumos, Sinopse, PDF, Ficha Técnica e opção para Ler Online. Navegue pelo site rolando esta página para baixo e aproveite bastante!

Sinopse, Resumo ou descrição

***A obra Ensaios de teodiceia do filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) foi publicada no ano de 1710 e em idioma francês.

Curiosamente ela traz consigo um subtítulo extremamente importante para o qual, nem sempre, estamos atentos: sobre a bondade de Deus, a liberdade do homem e a origem do mal.

São problemas imensos, metafísicos e sobre os quais nunca cessou de haver grande discussão e controvérsia.

Em outras palavras, o subtítulo é, no fundo, talvez a melhor descrição do conteúdo da própria obra e trata, por assim dizer, de temas capitais da história do pensamento, isto é, o cerne da própria concepção de teodiceia só pode ser plenamente compreendido no escopo de uma discussão sobre a bondade divina, a liberdade humana e acerca da origem do mal.

Rigorosamente falando, a própria concepção de teologia racional ou natural, muito antes de estar próxima da tese judaico-cristã, já tinha proximidade com a metafísica aristotélica.

Logo, quando na modernidade, Leibniz denomina um projeto como teodiceia não o faz de modo gratuito ou inventado, mas por haver um suporte para tal concepção.

É o mesmo tipo de suporte que permitirá a Hegel, já no século XIX, articular sua proposta de filosofia da religião.

Por isso, Heine parece perspicaz em sua percepção sobre Hegel e Leibniz: “Eis o grande Hegel, o maior filósofo que a Alemanha já produziu desde Leibniz (HEINE, 1991, p. 122-123).

Note-se aqui o duplo elogio.

Contudo, o mesmo autor, também na célebre Contribuição à história da religião e da filosofia na Alemanha, apresenta, ao menos a um primeiro olhar, um juízo não muito favorável ao pensador.

Para ele, Leibniz é herdeiro da tradição idealista de Descartes e com suas doutrinas matemáticas e, notadamente com a explicação sobre as mônadas, causa impacto no ambiente filosófico alemão e europeu.

Todavia, segundo ele, os Ensaios de teodiceia, a despeito de ter sido bastante discutida na Alemanha, foi seu trabalho menos satisfatório: “Entre todos os escritos de Leibniz, Teodiceia foi o mais discutido na Alemanha.

E, no entanto, sua obra filosófica mais fraca” (Heine, 1991, p. 58).

A suposta fraqueza da obra de Leibniz se deve ao fato de que a mesma tenta articular uma resposta racional para diversas questões centrais do cristianismo num tempo onde isso não parece ser bem recebido.

Por isso, não fortuitamente, o destino dela foi receber a mais severa crítica dos seus contemporâneos.

Contudo, não devemos pensar mal de Heine e nem de Leibniz de modo apressado, pois, nessa mesma obra, aparecem elogios a dois pensadores influenciados por Leibniz: Wolff e Lessing.

Do primeiro, diz Heine: “… seu mérito consiste em ter-nos estimulado a também filosofar em nossa língua materna.

Se até Lutero só soubéramos tratar de teologia em latim, da mesma forma foi só em latim que, até Wolff, soubemos tratar de filosofia (Heine, 1991, p. 69).

Já acerca do segundo autor nele percebemos a clara influência de Espinosa que, em toda a sua obra.

é marcante.

Entretanto, sua interpretação de Leibniz será ainda mais forte.

Para Lessing, tal como para Leibniz, existiam duas modalidades de razão: verdades de fato e verdades de razão.

O cristianismo estaria ligado ao primeiro tipo, enquanto a matemática estaria ligada ao segundo tipo.

Com tal distinção, Lessing cria um espaço racional para a fé cristã, mas, ao mesmo tempo, aponta que há um grande fosso que separa fé e razão.

Curiosamente, tal divisão é, por exemplo, muito utilizada por Kierkegaard, atento leitor de Lessing e de Leibniz, no seu Temor e tremor, onde se notabiliza a ideia do salto da fé.

Por isso, o cristianismo seria uma proposta paradoxal que se chocaria com a razão e, nesse sentido, sua tese rememora também o pensamento de Pascal, mas antecipa o pensamento do filósofo dinamarquês, que considera o cristianismo como um escândalo (visto que supera qualquer lei) e como uma loucura (visto que ultrapassa a racionalidade à moda grega), tal como se pode perceber tanto nas suas Migalhas filosóficas como no seu Pós-Escrito às Migalhas filosóficas.

(…)Assim, mais do que avaliarmos o filósofo pelo que outros deles disseram ou por leituras já sedimentas, é conveniente examinar os seus próprios textos e, desse modo, ouvir o que ele nos diz.

Nesse sentido, a tradução brasileira, agora na segunda edição, é um convite para que o façamos com o rigor que nos pede um texto filosófico de tal envergadura.

Sem medo de filosofar.

Uma ousadia no exercício do livre pensamento.

Brasília, 02 de agosto de 2021 Marcio Gimenes de Paula Universidade de Brasília Leia mais

Ficha Técnica do Livro

Separamos para você, através dessa ficha técnica, as características principais deste livro para te entregar todas as informações necessárias para decidir ou não pela compra.

TítuloEnsaios de Teodiceia
Autor(es)Leibniz, G. W.
ISBN9786589624998
EditoraKotter Editorial
Quantidade de páginas506 páginas
Publicado em30 de Junho de 2022
É possivel ler online?Verifique Aqui

Livro Ensaios de Teodiceia em PDF

Um arquivo PDF é um documento portátil que pode ser aberto em qualquer plataforma sem que perca suas características originais. Ele é usado muitas vezes para a troca de documentos de texto (como livros, revistas, jornais) e é amplamente difundido na internet.

Disponibizamos aqui no Estrutura Social uma versão em PDF das informações gerais sobre este livro, para que você possa indicar e compartilhar com os seus amigos. Utilize o botão abaixo para salvar o arquivo compartilhável que criamos para este livro em PDF.

Onde comprar a versão física deste livro? Qual é o preço?

Pesquisamos em várias livrarias de todo o país e chegamos à conclusão de que a loja mais recomendada para a compra do livro Ensaios de Teodiceia é da loja da Amazon.

A Amazon tem uma política muito segura e diversas opções de pagamento, assim você pode comprar seu livro com segurança e ter a certeza de que ele vai chegar na sua casa com todo o carinho e qualidade.

De qualquer forma, você pode consultar o preço do livro nas outras lojas parceiras.

Loja Preço
Amazon

⭐ Loja Recomendada

⭐ Loja RecomendadaVerificar preço

Ler online o livro Ensaios de Teodiceia

Exemplo de leitura online através do Kindle

Ler livros online tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens que cresceram depois do surgimento da internet. Um dos melhores aparelhos para fazer este tipo de leitura é o Kindle, que permite que você leia livros online mesmo em um local com alta luminosidade. Se você tiver a oportunidade, vale à pena usar pois ele não vai prejudicar a sua visão.

Os autores e editoras costumam disponibilizar a leitura online e às vezes retirar ela do ar. Caso você queira verificar se o livro Ensaios de Teodiceia está disponível para ler online, pedimos que acesse o botão abaixo.

Nota ao Autor

É importante ressaltar ao autor ou responsável pelo livro que somos contra a pirataria. O objetivo deste site fazer com que os usuários divulguem os livros dos autores, para que estes possam vender ainda mais.

Dessa forma, entregamos ao usuário a foto da capa e ficha técnica do livro. Oferecemos também, um arquivo PDF contendo apenas um breve resumo do livro, com links para compra, além da leitura online, que é um meio de auxiliar no processo decisório do leitor.